Fátima Amante

Doutora em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia pela Universidade de Lisboa (2005) é Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas onde exerce funções de coordenadora adjunta da formação de fileira em antropologia. Tem trabalhado sobre processos de construção da identidade local e nacional na raia luso-espanhola com trabalho etnográfico na Beira Interior/Castela e Leão e no Alentejo/Extremadura.
Os principais interesses de investigação estão firmados no domínio da antropologia política, com particular destaque para questões de mobilidade e fronteiras; construção de identidades locais e nacionais, com particular destaque para as populações em zonas de fronteira; práticas de reprodução quotidiana da nação em espaços públicos e privados; discursos e performance do Estado sobre fronteiras, migração e segurança.
Interesses actuais situam-se nos regimes de mobilidade, impacto da crise nas políticas migratórias através do caso dos Vistos Gold.

Interesses de investigação e orientação: antropologia das fronteiras; identidade nacional; mobilidade; antropologia do estado; reflexividade.

Página web ResearchGate:
https://www.researchgate.net/profile/Maria_De_Fatma_Amante

Email: mf.amante@iscsp.ulisboa.pt