Oportunidades de Financiamento

O Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa não dispõe de bolsas próprias.

Os candidatos ao DANT.ULISBOA são incentivados a concorrerem também a financiamento para a frequência do curso.

As instituições indicadas abaixo abrem regularmente concursos para atribuição de bolsas de doutoramento. A maioria dos doutorandos do DANT são ou foram bolseiros destas instituições.

Para concursos de bolsas que decorram fora da época de candidatura ao doutoramento, a Comissão Científica do DANT pode avaliar a qualquer momento candidaturas que necessitem de declaração de admissão no curso.

 


Fundação Calouste Gulbenkian
Concurso de bolsas de doutoramento para nacionais dos Estados Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste, inclusive com dupla nacionalidade, que trabalhem nestes países e pretendam iniciar os estudos de doutoramento numa instituição de ensino superior em Portugal.
São elegíveis doutoramentos nas áreas das Ciências da Saúde e da Sustentabilidade – especificamente nas áreas de transição energética, adaptação às alterações climáticas, proteção da biodiversidade e formulação de políticas públicas ambientais.
Regulamento e plataforma de candidatura aqui.
Concurso aberto de 1 de abril a 16 de maio de 2022.

 

camoes
Instituto Camões
Bolsas de estudo da Cooperação Portuguesa  para obtenção de doutoramento em Portugal por estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste
Regulamento e formulário de candidatura aqui.
A apresentação das candidaturas decorre, unicamente, no país de origem, junto das competentes autoridades locais.

 


The Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research
Dissertation Fieldwork Grants
Application deadlines: May 1 and November 1.

 


Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Bolsas de Doutoramento
Concurso de 2022 encerrado em 7 de abril.

 

logo-fundac%cc%a7a%cc%83o-oriente
Fundação Oriente
Bolsas de Investigação e Doutoramento para pesquisas e teses em ciências sociais e humanas que relacionem o Extremo Oriente e Portugal
Próximo concurso aberto de 1 a 31 de janeiro de 2023.

 


Fundação “la Caixa”
Bolsas de doutoramento INPhINIT–Retaining, para candidatos de qualquer nacionalidade a programas doutorais em Espanha ou Portugal com início em 2022/2023, em qualquer área científica, não matriculados nos mesmos em 2021/2022 ou em anos anteriores. Exige-se residência prévia no país de pelo menos 12 meses nos últimos 3 anos.
Concurso de 2022 encerrado em 16 de fevereiro.

 


CNPq
Bolsas de doutorado pleno no exterior para estudantes de nacionalidade brasileira ou com visto de residência permanente no Brasil.
Concurso de 2021 encerrado em 4 de janeiro.