Tese
A formação de docentes em lideranças indígenas: Estudo de caso entre Laklãnõ-Xokleng no sul do Brasil.
Descrição
A pesquisa busca mapear percepções nativas sobre relações de continuidade entre docentes indígenas com as lideranças indígenas. Espera-se traçar análises sobre como são compreendidas tais relações. Pretende-se recuperar registros etnográficos de outras monografias, visando constituir uma aproximação ao avanço temporal destas percepções. O estudo propõe revisitar a bibliografia sobre as e os Laklãnõ-Xokleng para atingir os objetivos. Para compreender o nascimento jurídico de categorias como o professor, a professora, a escola e a educação indígenas, é realizada consulta as legislações brasileiras que permitem a implementação de escolas em espaços tradicionais e das leis estaduais e federais que criam e mantém denominações como “professor e escola indígenas”. Como objetivo complementar se destaca a tentativa de identificar e compreender a participação e a influência produzidas por antropólogas e antropólogos nestes processos.
Palavras-chave: Laklãnõ-Xokleng; docentes indígenas; lideranças indígenas; educação indígena.
Especialidade: Antropologia da Etnicidade e do Político
Orientador: Paulo Granjo (ICS, ULisboa)
Registo DGES: 2017
Página web pessoal: http://about.me/jefferson.virgilio
Email: jv@ia.edu.pt