Unidades Curriculares

2019/2020

História e Teoria da Antropologia
Coordenadores: José Manuel Sobral e Nuno Domingos
(1.º ano, 1.º semestre; 20 horas de aula, 140 horas de trabalho individual, 5 créditos ECTS)
O quadro temporal que circunscreve esta unidade não permite proporcionar uma visão genérica da história da disciplina. Optou-se, por isso, por oferecer um contacto com alguns dos autores mais relevantes na teoria antropológica contemporânea e que ilustram o seu pluralismo, abordando alguns temas da sua pesquisa como a família e a reprodução social, a prática, a construção social do corpo, o poder, a dominação e a resistência, a classe, o género, a etnicidade, a globalização, as desigualdades e o risco. A importância dada à articulação entre teoria, etnografia e história é um elemento comum a todos.

Metodologias da Investigação Etnográfica
Coordenadoras: Fátima Amante e Simone Frangella
(1.º ano, 1.º semestre; 20 horas de aula, 140 horas de trabalho individual, 5 créditos ECTS)
Nesta unidade curricular os estudantes adquirem as competências necessárias para planificar e desenvolver o seu projecto de investigação, o trabalho de campo e/ou investigação documental e a redacção de uma etnografia antropológica. O programa está organizado em dois grandes momentos: o período de preparação e execução do trabalho de investigação empírica e o período da análise do material e redação da etnografia. Esta organização tem por objetivo levar os estudantes a identificar com clareza as diferentes questões metodológicas colocadas ao longo do processo de produção de conhecimento antropológico.
O trabalho dos estudantes na unidade curricular consolida-se na leitura e análise de uma monografia a partir da qual irão reflectir sobre várias temáticas abordadas ao longo do curso, tais como as questões éticas na investigação antropológica, a relação dos antropólogos com os seus interlocutores, as emoções em campo, as diferentes fontes de material recolhido em campo ou no arquivo e como elas moldam a etnografia, as escalas e a comparação na análise etnográfica.

Corpo e Sociedade: Perspectivas da Antropologia
Coordenadoras: Chiara Pussetti e Cristiana Bastos
(1.º ano, 2.º semestre; 20 horas de aula, 140 horas de trabalho individual, 5 créditos ECTS)
Esta unidade curricular examina um conjunto de textos etnográficos, históricos e filosóficos que consideram o corpo como sujeito e objecto de processos culturais, tecnológicos, políticos, estéticos e éticos. Em regime predominante de seminário, trabalhar-se-ão temas como as intersecções entre corpos mutantes, poder/ resistência, género, classe, sexualidade, (pós)colonialismo, cidadania, globalização e identidades transnacionais, e questões relacionadas com incorporação, biotecnologias, práticas do desporto e intervenções estéticas em busca da perfeição.

Vivências Indígenas e Processos Coloniais
Coordenadores: Ricardo Roque e Susana de Matos Viegas
(1.º ano, 2.º semestre; 20 horas de aula, 140 horas de trabalho individual, 5 créditos ECTS)
O diálogo interdisciplinar entre antropologia e história é um dos mais importantes na antropologia contemporânea. Nesta unidade curricular iremos explorar este diálogo a partir da diversidade de formas de integrar abordagens etnográficas na análise histórica e de integrar a temporalidade na análise etnográfica, em especial em contextos de interacção marcados pela relação que as sociedades indígenas estabeleceram com a intrusão colonial, a construção do Estado e a economia capitalista.
Iremos abordar este duplo tema através de um conjunto de sessões que tratará, primeiro, aspectos teórico-metodológicos associados ao cruzamento entre antropologia e história no estudo de processos coloniais, e, depois, exemplos concretos de adaptação, apropriação e transformação de formas sociais, signos, instituições, espaços, e artefactos relacionados com as vivências indígenas desses mesmos processos. Esta unidade curricular proporcionará aos estudantes um leque variado de ferramentas para integrarem análises cruzadas da história e da antropologia na sua própria investigação, contribuindo assim para inscreverem a reflexão sobre o tempo na sua prática etnográfica.

Seminário de Investigação em Antropologia
Coordenadores no 1.º semestre: Catarina Casanova, João Vasconcelos, Patrícia Ferraz de Matos e Sónia Frias
Coordenadores no 2.º semestre: Clara Saraiva, Irene Rodrigues, João Vasconcelos e Tânia Ganito
(20 horas de seminário, 140 horas de trabalho individual e 5 créditos ECTS por semestre, durante os quatro anos do curso)
O Seminário de Investigação em Antropologia constitui uma actividade permanente destinada à discussão em grupo de projetos de investigação, resultados preliminares de pesquisa e capítulos de tese dos doutorandos dos quatro anos do curso, com o objetivo de desenvolver o seu espírito crítico e as suas capacidades de argumentação escrita e oral e de consolidar hábitos de debate científico.

Projecto de Investigação em Antropologia I e II
(1.º ano, 1.º e 2.º semestres; 20 horas de orientação tutorial, 280 horas de trabalho individual e 10 créditos ECTS por semestre)
Trata-se de uma unidade curricular de orientação tutorial que decorre no primeiro ano do curso, durante a qual o doutorando recebe acompanhamento individual na construção e consolidação do seu projecto de investigação. A aprovação do projecto de investigação doutoral no final do primeiro ano é condição necessária para que o aluno prossiga o curso de doutoramento.

Seminário de Estudos Pós-Graduados
Coordenadores do SEPG de Antropologia: Francesco Vacchiano e Paulo Granjo
O Seminário de Estudos Pós-Graduados decorre ao longo do ano lectivo e dirige-se prioritariamente aos estudantes dos vários programas de doutoramento do ICS. Integra quatro seminários disciplinares (Antropologia, Ciência Política, História e Psicologia Social) que se sucedem semanalmente de forma rotativa. As sessões do seminário duram duas horas e consistem numa palestra a cargo de conferencista convidado, seguida de discussão aberta a todos os participantes.