O Doutoramento

O DANT.ULISBOA é curso de quatro anos orientado para a investigação. O primeiro ano, propedêutico e probatório, tem uma componente lectiva que acompanha o trabalho de consolidação do projeto de tese, sob supervisão individual. Os anos subsequentes são dedicados ao desenvolvimento da pesquisa e à elaboração da tese, com orientação permanente e personalizada, e apresentação e discussão regular de trabalho em curso e resultados nos seminários de investigação.

Os professores e doutorandos do DANT realizam pesquisas em Portugal e em diversos países de África, Américas, Ásia e Europa, sobretudo, mas não em exclusivo, em países com relações históricas com Portugal e nas respectivas diásporas. A investigação que fazemos privilegia a prática etnográfica teoricamente informada e o estudo comparado, bem como a atenção à historicidade da vida social, às dinâmicas de poder e diferenciação e aos processos de transformação sociocultural, passados e contemporâneos.

Comissão Diretiva
João Vasconcelos (ICS, coordenador), Celeste Quintino (ISCSP), José Manuel Sobral (ICS).

Comissão Científica
Cristiana Bastos (ICS), Elsa Peralta (CEC/FLUL), Fátima Amante (ISCSP), João Vasconcelos (ICS), Paulo Castro Seixas (ISCSP), Ricardo Roque (ICS).